MULHERES NA ARQUITECTURA

22-02-2010
Exposição: 4 a 21 Março
Colóquio: 4 Março
Coimbra
O Colóquio confere 3 créditos a estagiários da OA

A XII Semana Cultural da Universidade de Coimbra será dedicada ao tema: “CAUSA PÚBLICA – o Público e o Mediático”, e nesse contexto o Departamento de Arquitectura da FCTUC propõe-se constatar, analisar e comemorar a crescente presença da mulher na Universidade e, em particular, na Arquitectura.
“Mulheres na Arquitectura – Colóquio, Exposição, Publicação” tem como objectivo fazer uma recapitulação da presença da mulher na história da arquitectura do século XX; apresentar o trabalho de investigação de arquitectas como testemunho dessa presença e vitalidade; e debater a presença pública e a contribuição da mulher em diversas planos – arquitectura, história, crítica, investigação – no panorama português. Este projecto visa um público alargado, por abordar a questão do papel da mulher na sociedade contemporânea.
Neste âmbito, é lançada a JOELHO 1: Mulheres na Arquitectura, iniciando a IIª série da revista em cima do joelho da e|d|arq.


Organização
Departamento de Arquitectura da FCTUC

Coordenação
Jorge Figueira

Datas e horários
Colóquio: Anfiteatro do Museu da Ciência, 4 Março de 2010
Exposição: Sala de Exame Privado, 4 a 21 de Março de 2010
Publicação: Joelho 1, lançamento a 4 de Março de 2010

Entrada livre

Local
Coimbra
Categoria do evento: Colóquio, Exposição, Publicação

Contactos
Departamento de Arquitectura da FCTUC
Colégio das Artes - Largo D. Dinis
3000-143 Coimbra
T. 239851350
www.darq.uc.pt

Outras observações
3 Créditos no âmbito da 'Formação Opcional em Matérias de Arquitectura'

Estrutura de caixas



Caixas...



... com elástico!


estrutura algo... imponderável!

Ainda sem horário aprovado

Fernando Jesus e Mário Raposo ainda não têm horario de trabalhador-estudante aprovado e sendo assim não poderão estar presentes na aula de 18-02-2010.
Gostariamos que fosse postado o programa para o 6º semestre de Atelier de Arquitectura.

O filme perdido de Jacques Tati

O filme perdido de Jacques Tati é uma carta à filha ilegítima

O realizador de "Belleville Rendez-Vous" adaptou o último guião de Jacques Tati. "L'illusionniste" estreia-se no Festival de Berlim este mês.

http://www.ionline.pt/conteudo/45190-o-filme-perdido-jacques-tati-e-uma-carta--filha-ilegitima

Viagem à Cova da Moura

.

Em relação à Viagem à Cova da Moura, informa-se que a Carrinha da EUVG está com lotação completa.

Relembre-se que, para quem desejar ir de comboio, poderá sempre apanhar boleia comigo em Santa Apolónia.

Obr.

COVA DA MOURA...

Mário Raposo
Hugo Pimentel
Hugo Macedo
Também Vamos de KAMENETA da EUVG...

Adenda à entrada anterior

.

Pede-se aos alunos interessados em apanhar boleia com a carrinha da EUVG que o informem através do e-mail ceaaot@gmail.com

Obrig.

Viagem Cova da Moura

.

Até agora temos os seguintes inscritos para seguir na carrinha da EUVG, com partida da Escola pelas 7:30 da manhã de Terça-Feira. A carrinha poderá levar 8 alunos.
  • Marisa Rodrigues
  • Sofia Miranda
  • Sandrine Portas
  • Mónica Marinheiro
  • Carole Rodrigues

Caso haja alguém que venha de comboio, poderei apanhá-lo em Santa Apolónia de carro.

Visita à Cova da Moura

.

Em conversa com a Associação Cultural Moinho da Juventude (que nos acompanhará na visita) as visitas decorrem entre as 10h e as 14h, pelo que temos de nos sujeitar a esse horário. Assim, o ponto de encontro para Terça-feira não será o CCB, mas sim as bombas de gasolina da Repsol situadas em frente à Cova da Moura (na Buraca há duas bombas Repsol...em caso de dúvida deverão perguntar quais são as da Cova), às 10h da manhã. A visita ao Bairro custará 10€ por pessoa e já inclui almoço completo.

A carrinha da Escola está disponível e será conduzida por um docente, tendo lotação para mais 7-8 pessoas. Todas as outras pessoas terão de se organizar em viaturas próprias ou outro meio de transporte. Sugiro que aqueles que partam da EUVG se reunam de forma a sairem, no máximo, até às 7.30h.

Todos os outros que vão de véspera ou estejam em Lisboa, o ponto de encontro é o acima referido

Cova da Moura

.

















































































































Cova da Moura, registo fotográfico (via Trienal)

Exercício 4 - Atelier VIII

.


A Trienal de Arquitectura de Lisboa é uma iniciativa que pretende divulgar e promover a arquitectura, realçando o seu relevo na construção de uma melhor vida em comunidade.
O tema da Trienal de 2010 será Falemos de Casas, mote retirado a um poema de Herberto Hélder.
A casa é a metáfora mais poderosa da actividade do arquitecto e a habitação aquela que é reconhecida como a componente mais visível da arquitectura.

O projecto da Cova da Moura, materializando-se um concurso, dirige-se às escolas de arquitectura e consiste num repto para alunos ou equipas de alunos, no seu contexto formativo académico, elaborarem projectos para este Bairro do Município da Amadora, tomando em consideração a complexidade social, cultural, étnica, de identidade e história desta comunidade.

O Exercício implica a elaboração de uma proposta que seja apresentada no Concurso Universidades da Trienal de Arquitectura de Lisboa, a ter lugar em Outubro de 2010.

O objectivo do concurso é o de encontrar possibilidades de intervenção da arquitectura na rede complexa e viva que constitui a realidade social específica comunidade da Cova da Moura.

Procura-se que os estudantes produzam um processo de troca com este território e as suas gentes, encontrando maneiras de o compreender e significar, acentuar, funcionalizar e integrar com outros tecidos sociais, económicos e culturais.
Partindo deste território, deste lugar e do seu carácter, as propostas devem sobre ele operar, aprendendo com ele e definindo os valores que devem presidir a uma intervenção.
Assim, o que se pretende é que os estudantes encontrem as possibilidades de intervenção da arquitectura sob várias formas possíveis: materializadas no desenho de infra-estruturas, ou de intervenções sobre o espaço público, ou definindo tipologias de habitação ou equipamentos, ou ainda reflectindo técnicas construtivas, tendo sempre em conta o necessário conhecimento técnico, mas também antropológico do local.

Constitui-se como um dos objectivos centrais, a procura de soluções onde a sustentabilidade seja entendida num espectro abrangente, do âmbito sociológico, das matérias ou métodos de construção, ou das energias geradas/consumidas no decurso da vida do bairro.

Os trabalhos seleccionados pelas Escolas/Faculdades/Universidades darão origem a uma exposição no âmbito da Trienal de Arquitectura de Lisboa 2010, que integrará o Pólo a instalar no Museu da Electricidade.

Brevemente serão disponibilizadas mais informações sobre o exercício.

Atelier VI / Atelier VIII

.

Informam-se todos os alunos que a aula de apresentação dos Ateliers VI / VIII será na próxima 5ª feira, dia 4 de Fevereiro, pelas 10:30.

Em virtude de tal facto não haverá aula de atelier no próximo dia 2 de Fevereiro.