Exercício 4 - Atelier VIII

.


A Trienal de Arquitectura de Lisboa é uma iniciativa que pretende divulgar e promover a arquitectura, realçando o seu relevo na construção de uma melhor vida em comunidade.
O tema da Trienal de 2010 será Falemos de Casas, mote retirado a um poema de Herberto Hélder.
A casa é a metáfora mais poderosa da actividade do arquitecto e a habitação aquela que é reconhecida como a componente mais visível da arquitectura.

O projecto da Cova da Moura, materializando-se um concurso, dirige-se às escolas de arquitectura e consiste num repto para alunos ou equipas de alunos, no seu contexto formativo académico, elaborarem projectos para este Bairro do Município da Amadora, tomando em consideração a complexidade social, cultural, étnica, de identidade e história desta comunidade.

O Exercício implica a elaboração de uma proposta que seja apresentada no Concurso Universidades da Trienal de Arquitectura de Lisboa, a ter lugar em Outubro de 2010.

O objectivo do concurso é o de encontrar possibilidades de intervenção da arquitectura na rede complexa e viva que constitui a realidade social específica comunidade da Cova da Moura.

Procura-se que os estudantes produzam um processo de troca com este território e as suas gentes, encontrando maneiras de o compreender e significar, acentuar, funcionalizar e integrar com outros tecidos sociais, económicos e culturais.
Partindo deste território, deste lugar e do seu carácter, as propostas devem sobre ele operar, aprendendo com ele e definindo os valores que devem presidir a uma intervenção.
Assim, o que se pretende é que os estudantes encontrem as possibilidades de intervenção da arquitectura sob várias formas possíveis: materializadas no desenho de infra-estruturas, ou de intervenções sobre o espaço público, ou definindo tipologias de habitação ou equipamentos, ou ainda reflectindo técnicas construtivas, tendo sempre em conta o necessário conhecimento técnico, mas também antropológico do local.

Constitui-se como um dos objectivos centrais, a procura de soluções onde a sustentabilidade seja entendida num espectro abrangente, do âmbito sociológico, das matérias ou métodos de construção, ou das energias geradas/consumidas no decurso da vida do bairro.

Os trabalhos seleccionados pelas Escolas/Faculdades/Universidades darão origem a uma exposição no âmbito da Trienal de Arquitectura de Lisboa 2010, que integrará o Pólo a instalar no Museu da Electricidade.

Brevemente serão disponibilizadas mais informações sobre o exercício.

Sem comentários: