Exercício 1
Tipo
Grupo
Data de Entrega Provisória
17 de Fevereiro 2011
Data da Primeira Entrega
10 de Março 2001
Data da Entrega Definitiva
17 de Março 2001
1. Descrição
Trata-se de um exercício que visa a compreensão de elementos construtivos – neste caso uma escada -, a sua relação com um objecto arquitectónico, e a sua própria comunicação gráfica.
Nesse sentido, cada grupo de trabalho será responsável pelo levantamento e registo de uma escada existente.
O resultado desse trabalho deve ser apresentado através de peças desenhadas (plantas, cortes, alçados) a uma escala capaz de comunicar a sua configuração, a sua constituição e a sua materialização. Os desenhos gerais deverão ser acompanhados por pormenores que ilustrem a sua composição, e o modo com que os seus materiais e sua estrutura se conjugam.
O objectivo parcelar do exercício é que cada grupo de trabalho elabore peças desenhadas que permitam a compreensão total de uma determinada escada. Esses desenhos serão distribuídos por outro grupo de trabalho, a quem caberá executar uma maqueta.
O objectivo final é com que todos os grupos de trabalho apresentem uma maqueta (esc. 1/20 ou superior) de um das escadas levantadas por outro grupo.
2. Metodologia
Cada grupo de trabalho é responsável pelo levantamento de uma escada existente. Esse levantamento será registado em peças desenhadas (esc. 1/20, 1/10, 1/5, 1/2), comunicando ser qualquer margem de dúvida e com todo o rigor a sua composição, forma e desenho.
Estes desenhos deverão ser entregues até 10 de Março.
A partir daí, cada grupo ficará responsável pela construção de uma maqueta de uma outra escada, levantada por uma outra equipa. A entrega desta segunda fase é feita a 17 de Março.
Nesta 2ª fase, cada grupo deverá fazer um relatório sobre a qualidade do levantamento anteriormente obtida pelo primeira equipa.
3. Grupos de Trabalho (Fase I)
Grupo I – levantamento da escada da livraria Lello e Irmão (Porto)
Mário Raposo
Fernando Jesus
Pedro Barata
Grupo II – Levantamento da escada principal do Complexo Pedagógico e Científico da Universidade de Aveiro; Vítor Figueiredo
André Carrasco
Joana Labela
Grupo III – Escada do Salão Principal da Alfandega (Porto); Eduardo Souto de Moura (Proj. de recuperação)
Carole Pereira
Sofia Miranda
Grupo IV – Escada de ligação ao ultimo piso do elevador de St. Justa (Lisboa); Raul Mesnier Ponsard
Hugo Pimentel
Nuno Alves
Grupo V – Banco Pinto e Sotto Mayor (Oliveira de Azeméis); Siza
Hugo Macedo
Marisa Rodrigues
Apresentação Provisória do Projecto
Através de peças Desenhadas rigorosas à esc. 1/20 e superiores. Os desenhos devem ser claros em relação à composição material e construtiva dos objectos.
Os desenhos deverão ser apresentados em Painéis A1, e entregues em ficheiro informático.
Apresentação Final do Projecto
Através de maqueta, esc. 1/20 ou superior.
Avaliação
A avaliação é contínua, baseada no processo de trabalho revelado através das 2 entregas.
O peso específico deste primeiro exercício para a avaliação da unidade curricular é de 25%. Deste valor, 70% corresponde à primeira fase.
Sem comentários:
Enviar um comentário