Estratégia Geral de Intervenção



No passado dia 13 de Outubro o grupo de trabalho formado por Acácio Nery, Bruna Santos, Miguel Monteiro, Mónica Sofia, Ana Paula Batista, Carole Pereira, Marisa Rodrigues, Hugo Pimentel, Mário Raposo, César Verdade e Fernando Jesus definiram a zona de intervenção para os projectos de Atelier VI e Atelier Integrado [Arquitectura + Arquitectura Paisagista]; do qual de apresenta imagem resumo.
















O circulo verde corresponde à área total de intervenção para Arquitectura Paisagista [2ª fase do Exercício]. No próximo dia 22 de Out. deverá ser entregue por cada um dos alunos de paisagismo maqueta da proposta de intervenção à esc. 1/1000 [para colocar na maqueta geral], e paineis [A1, vertical] com a explicação da respectiva ideia.

O vazio a meio corresponde à área de intervenção para a Arquitectura [Atelier VII]: projecto do Convento.
No próximo dia 22 de Out. deverá ser entregue por cada um dos alunos de Atelier VII maqueta da proposta de intervenção à esc. 1/1000 [para colocar na maqueta geral], organograma funcional do edifício e paineis [A1, vertical] com a explicação da respectiva ideia.
se necessário, os alunos poderão avançar com maquetas a escalas superiores [1/500].

A vermelho surgem localizados 6 edifícios, que procuram resolver 6 pontos de contacto entre o território e a área envolvente; cabendo aos alunos do Atelier V proporem conceitos para cada um deles, que irão posteriormente ser desenvolvidos individualmente.

Os 6 edifícios deverão corresponder aos seguntes atributos :

Edifício 1 - Remate da entrada do Túnel [margem Sul], que deverá procurar garantir a marcação de uma entrada na área de intervenção, ligando-a ao percurso pedonal que se extende pela ponte. Edifício a ser desenvolvido por Joana Cavaleiro.

Edifício 2 - Definição urbana da Rotunda [Margem Sul], delineando um dos acessos principais à área de intervenção [automóvel e pedonal]. Serão desenvolvidos dois projectos distintos para esta implantação; sendo responsáveis pelas propostas Hugo Pimentel e Mário Raposo.

Edifício 3 - Definição urbana da entrada pedonal feita pela azinhaga existente [margem sul]. Deverá relacionar-se com as edificações existentes a sul. O projecto será desenvolvido por Sofia Miranda.

Edifício 4 - Edifício de separação entre a via automóvel e a área de intervenção. O[s] edifício[s] deverão estabelecer uma relação com o núcleo edifícado junto á ponte [Margem Norte] e estabelecer uma fronteira clara entre a estrada e o território alvo da intervenção. O projecto será desenvolvido por César Verdade.

Edifício 5 - Remate da entrada do Túnel [a Norte], que deverá procurar garantir a marcação de uma entrada na área de intervenção, ligando-a ao percurso pedonal que se extende pela ponte. Deverá prever-se ligação à Praia fluvial. O projecto será desenvolvido por Ana Henriques.

Edifício 6 - Este edifício deverá rematar a mancha de contrução a norte [G. Byrne], ligando simultaneamente as cotas superior e inferior; estabelecendo uma ponto sobre os eixos viário e ferroviário. Serão desenvolvidas duas propostas individuais para este edifício: uma porenvolvido por Fernando Jesus e outra por Hugo Macedo.

No próximo dia 22 de Out. deverá ser entregue por cada um dos alunos de Atelier V maqueta da proposta de intervenção à esc. 1/1000 [para colocar na maqueta geral], organograma funcional do edifício e paineis [A1, vertical] com a explicação da respectiva ideia.
se necessário, os alunos poderão avançar com maquetas a escalas superiores [1/500].

Entretanto serão publicados neste blog os restantes desenhos dos alunos intervenientes na aula de 13 de Out.

Sem comentários: