Exercício 3 - Atelier Integrado [Pais + Arqt.] - Enunciado

.




Exercício 3 - Atelier Integrado: a Arquitectura no Cinema

Duração
6 de Outubro '09 - 11 de Novembro '09
Destinatários
Atelier VII Arquitectura e Paisagismo
Tipo
Grupo / Individual
Data de Entrega
11 de Novembro 2009


Descrição

Trata-se de um exercício que propõe, a partir de uma obra cinematográfica, uma reflexão em torno da arquitectura e dos fenómenos urbanos, privilegiando a sua leitura de uma forma abrangente e integrada em outros discursos criativos.

Procura-se dar a interpretar a cidade e a arquitectura enquanto suporte de relações histórias, politicas, sociais fora dos seus normais limites disciplinares.

A selecção de filmes proposta procura a presença intrínseca da arquitectura e/ou do urbanismo, tornando-a no próprio Leit Motiv das obras.
Ao aluno será pedido que, a partir de uma dessas obras, elabore uma reflexão sobre o seu conteúdo, privilegiando exactamente a procura dessa estreita relação entre disciplinas.

Os trabalhos de cada Aluno serão apresentados oralmente, no Ciclo Arquitectura e Cinema, a ter lugar na Semana de Workshops da EUVG; introduzindo cada um dos filmes ao público.

O aluno deverá analisar o filme por ele seleccionado, procurando enquadrá-lo na obra do respectivo realizador, tendo em conta os seus aspectos formais e o universo plásticos por ele propostos, contextualizando-os no respectivo período histórico.
Deverão ser também alvo de análise aspectos que se prendem com a interpretação que o autor faz do espaço e do tempo e, claro, o grau de relação que a obra estabelece com a arquitectura e/ou o urbanismo.

Esta informação deverá ser compilada num texto [aprox. 10000 caracteres] a ser publicado neste blog até 11 de Novembro. Na semana de Wokshop, cada aluno fará a apresentação do filme, com duração de 15 m.

Obras

Mon Oncle, J. Tati, 1958
Blade Runner, Ridley Scott, 1982
Playtime, J. Tati, 1967
Chungking Express, Wong Kar Way, 1994
As Asas do Desejo, Wim Wenders, 1987
La Haine, Mathieu Kassovitz, 1949
Manhattan, Woody Allen, 1979
The Fountainhead, King Vidor, 1949
The Belly of an Architect, P Greenaway, 1987
The Man with the Movie Camera, Dziga Vertov, 1929

As obras deverão ser escolhidas pelos alunos até ao próximo dia 22 de Outubro. A partir dessa data serão atribuídas obras para os alunos que não tiverem seleccionado o seu objecto de trabalho.





Sem comentários: