Exercício 3 - Edifício de Habitação
Duração
6 de Outubro '09 - 11 de Novembro '09
Destinatários
Atelier V
Tipo
Grupo / Individual
Data de Entrega
11 de DNovembro 2009
1. Descrição
Trata-se de um exercício de investigação que, a pretexto do estudo de um edifício de habitação, permitirá aprofundar o conhecimento do aluno sobre determinado autor, sua relevância para a história e para a teoria arquitectónicas do séc. XX, bem como da importância da obra em si.
Procura-se desse modo entender e fundamentar um tipo de produção arquitectónica a partir de um determinado modelo de pensamento, permitindo-nos olhar para uma obra de arquitectura sobre o ponto de vista da especulação intelectual; seja ela análise crítica, leitura histórica, ou proposição ideológica.
Não se pretende no entanto encontrar uma replicação directa entre teoria e prática; mas antes procurar relações entre uma e outra formas de pensar e criar arquitectura.
O exercício será entregue na forma de um Paper [aprox. 12000 caracteres], formato A4, que deverá incluir todos os elementos gráficos considerados necessários para a clarificação do documento - que será publicado pelo aluno neste Blog - , dois cartazes A1 com resumo do trabalho - que serão objecto de exposição na EUVG. Para além disso o Aluno fará uma apresentação pública do trabalho [oral, com recurso a multimédia], na semana de workshops [meados de Nov. '09].
2. Objectivos
O Aluno deverá ser capaz de analisar e interpretar uma determinada obra, confrontando-se com a terminologia e a linguagem próprias de obras suas contemporâneas, procurando demosntrar a sua relevância; bem como a dos seus autores
Procura-se dessa forma despertar o Aluno para a importância e o significado que o pensamento e a reflexão têm para o campo da criação e experimentação arquitectónicas; possibilitando-se do mesmo modo um confronto com a prática profissional.
Procura-se ainda despertar o Aluno para o trabalho de investigação, e informar sobre os respectivos procedimentos metodológicos.
3. Metodologia
Propõe-se a cada Aluno a selecção prévia de uma (e apenas uma) das seguintes obras:
Robin Hood Gardens, London, Alison Smithson / Peter Smithson [M. Raposo]
Lake Shore Drive, Chicago, Mies van der Rohe [F. Jesus]
Casa Milá, Barcelona, Gaudi [César Verdade]
Nemausus, Nimes, Jean Nouvel (não atribuído)
Punt and Komma, Haia, A. Siza (não atribuído)
Gallaratese, Milão, Aldo Rossi (Sofia Miranda)
Kiefhoak, Hoek van Holland, JJ.P. Oud (não atribuído)
Duração
6 de Outubro '09 - 11 de Novembro '09
Destinatários
Atelier V
Tipo
Grupo / Individual
Data de Entrega
11 de DNovembro 2009
1. Descrição
Trata-se de um exercício de investigação que, a pretexto do estudo de um edifício de habitação, permitirá aprofundar o conhecimento do aluno sobre determinado autor, sua relevância para a história e para a teoria arquitectónicas do séc. XX, bem como da importância da obra em si.
Procura-se desse modo entender e fundamentar um tipo de produção arquitectónica a partir de um determinado modelo de pensamento, permitindo-nos olhar para uma obra de arquitectura sobre o ponto de vista da especulação intelectual; seja ela análise crítica, leitura histórica, ou proposição ideológica.
Não se pretende no entanto encontrar uma replicação directa entre teoria e prática; mas antes procurar relações entre uma e outra formas de pensar e criar arquitectura.
O exercício será entregue na forma de um Paper [aprox. 12000 caracteres], formato A4, que deverá incluir todos os elementos gráficos considerados necessários para a clarificação do documento - que será publicado pelo aluno neste Blog - , dois cartazes A1 com resumo do trabalho - que serão objecto de exposição na EUVG. Para além disso o Aluno fará uma apresentação pública do trabalho [oral, com recurso a multimédia], na semana de workshops [meados de Nov. '09].
2. Objectivos
O Aluno deverá ser capaz de analisar e interpretar uma determinada obra, confrontando-se com a terminologia e a linguagem próprias de obras suas contemporâneas, procurando demosntrar a sua relevância; bem como a dos seus autores
Procura-se dessa forma despertar o Aluno para a importância e o significado que o pensamento e a reflexão têm para o campo da criação e experimentação arquitectónicas; possibilitando-se do mesmo modo um confronto com a prática profissional.
Procura-se ainda despertar o Aluno para o trabalho de investigação, e informar sobre os respectivos procedimentos metodológicos.
3. Metodologia
Propõe-se a cada Aluno a selecção prévia de uma (e apenas uma) das seguintes obras:
Robin Hood Gardens, London, Alison Smithson / Peter Smithson [M. Raposo]
Lake Shore Drive, Chicago, Mies van der Rohe [F. Jesus]
Casa Milá, Barcelona, Gaudi [César Verdade]
Nemausus, Nimes, Jean Nouvel (não atribuído)
Punt and Komma, Haia, A. Siza (não atribuído)
Gallaratese, Milão, Aldo Rossi (Sofia Miranda)
Kiefhoak, Hoek van Holland, JJ.P. Oud (não atribuído)
Nexus, Fukuoka, Steven Holl (Joana Cavaleiro)
Nexus, Fukuoka, Rem Koolhaas (Hugo Pimentel)
Le Clarté, Geneva, Le Corbusier (não atribuído)
Bouça, Porto, A. Siza (Ana Henriques)
Edifício na Barceloneta, Barcelona, Josep Coderch (Hugo Macedo)
Torres Blancas, Madrid, Francisco Oiza, (não atribuído)
O Aluno deverá iniciar o trabalho por uma breve investigação sobre o Autor (quem é, o que fez, qual a importância do seu trabalho, etc.) , fazendo uma resenha do seu percurso profissional.
A segunda parte do trabalho dedicar-se-á à análise do projecto e da obra, tendo em conta os seus aspectos mais significativos: modelos tipológicos, relações urbanas, estrutura funcional e programática, opções construtivas; tendo-se necessariamente a preocupação de explicar essas opções à luz do contexto que dá origem à obra [quer pelo ponto de vista do seu autor, quer também pelos aspectos que levaram à encomenda do projecto: programa, contexto histórico, etc.].
A obra será necessariamente enquadrada no período temporal e histórico a que se refere; procurando estabelecer-se uma correlação com a criação arquitectónica que lhe é contemporânea. Deverá o aluno indicar os aspectos em que a obra evidencie uma alteração de paradigmas face aos modelos vigentes.
A selecção da obra por parte de cada aluno deverá ser feita até dia 20 de Outubro. A partir dessa data serão atribuidos os temas de trabalho a cada um dos alunos.
4. Avaliação
Será avaliada a capacidade de análise e reflexão em torno de determinada ideia, e compreensão das suas relações e consequências disciplinares.
Trata-se objectivamente de um exercício que procura despertar o aluno para a importância da investigação e da reflexão, pelo que se considera de grande significado a capacidade que a aluno demonstre em produzir uma "tese" a partir de uma interpretação individual sobre o tema arquitectónico por ele analisados. É por isso considerado secundária a eventual demonstração de erudição ou conhecimento para lá daquilo que é expectável a um processo elaborado em tão curto espaço de tempo, sobre temas e obras de grande complexidade como aquelas que são aqui propostas.
Nesse sentido a avaliação será feita pela capacidade demonstrada pelo Aluno em analisar e interpretar fontes, cruzar informação, e ser capaz de explicá-la de forma simples e directa. É também avaliada a capacidade do aluno analisar um projecto de arquitectura, e construir um discurso crítico sobre a obra.
Do mesmo modo é dada relevância ao rigor próprio do registo científico, e à metodologia de investigação.
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