Exercício 3 - atelier V - Enunciado



Exercício 3 - Edifício de Habitação

Duração
6 de Outubro '09 - 11 de Novembro '09
Destinatários
Atelier V
Tipo
Grupo / Individual
Data de Entrega
11 de DNovembro 2009


1. Descrição

Trata-se de um exercício de investigação que, a pretexto do estudo de um edifício de habitação, permitirá aprofundar o conhecimento do aluno sobre determinado autor, sua relevância para a história e para a teoria arquitectónicas do séc. XX, bem como da importância da obra em si.
Procura-se desse modo entender e fundamentar um tipo de produção arquitectónica a partir de um determinado modelo de pensamento, permitindo-nos olhar para uma obra de arquitectura sobre o ponto de vista da especulação intelectual; seja ela análise crítica, leitura histórica, ou proposição ideológica.
Não se pretende no entanto encontrar uma replicação directa entre teoria e prática; mas antes procurar relações entre uma e outra formas de pensar e criar arquitectura.
O exercício será entregue na forma de um Paper [aprox. 12000 caracteres], formato A4, que deverá incluir todos os elementos gráficos considerados necessários para a clarificação do documento - que será publicado pelo aluno neste Blog - , dois cartazes A1 com resumo do trabalho - que serão objecto de exposição na EUVG. Para além disso o Aluno fará uma apresentação pública do trabalho [oral, com recurso a multimédia], na semana de workshops [meados de Nov. '09].

2. Objectivos

O Aluno deverá ser capaz de analisar e interpretar uma determinada obra, confrontando-se com a terminologia e a linguagem próprias de obras suas contemporâneas, procurando demosntrar a sua relevância; bem como a dos seus autores
Procura-se dessa forma despertar o Aluno para a importância e o significado que o pensamento e a reflexão têm para o campo da criação e experimentação arquitectónicas; possibilitando-se do mesmo modo um confronto com a prática profissional.
Procura-se ainda despertar o Aluno para o trabalho de investigação, e informar sobre os respectivos procedimentos metodológicos.

3. Metodologia

Propõe-se a cada Aluno a selecção prévia de uma (e apenas uma) das seguintes obras:















Robin Hood Gardens
, London, Alison Smithson / Peter Smithson [M. Raposo]



















Lake Shore Drive
, Chicago, Mies van der Rohe [F. Jesus]















Casa Milá
, Barcelona, Gaudi [César Verdade]















Nemausus
, Nimes, Jean Nouvel (não atribuído)















Punt and Komma
, Haia, A. Siza (não atribuído)













Gallaratese
, Milão, Aldo Rossi (Sofia Miranda)














Kiefhoak
, Hoek van Holland, JJ.P. Oud (não atribuído)















Nexus
, Fukuoka, Steven Holl (Joana Cavaleiro)


















Nexus
, Fukuoka, Rem Koolhaas (Hugo Pimentel)













Le Clarté
, Geneva, Le Corbusier (não atribuído)















Bouça
, Porto, A. Siza (Ana Henriques)



















Edifício na Barceloneta
, Barcelona, Josep Coderch (Hugo Macedo)



















Torres Blancas
, Madrid, Francisco Oiza, (não atribuído)


O Aluno deverá iniciar o trabalho por uma breve investigação sobre o Autor (quem é, o que fez, qual a importância do seu trabalho, etc.) , fazendo uma resenha do seu percurso profissional.

A segunda parte do trabalho dedicar-se-á à análise do projecto e da obra, tendo em conta os seus aspectos mais significativos: modelos tipológicos, relações urbanas, estrutura funcional e programática, opções construtivas; tendo-se necessariamente a preocupação de explicar essas opções à luz do contexto que dá origem à obra [quer pelo ponto de vista do seu autor, quer também pelos aspectos que levaram à encomenda do projecto: programa, contexto histórico, etc.].

A obra será necessariamente enquadrada no período temporal e histórico a que se refere; procurando estabelecer-se uma correlação com a criação arquitectónica que lhe é contemporânea. Deverá o aluno indicar os aspectos em que a obra evidencie uma alteração de paradigmas face aos modelos vigentes.

A selecção da obra por parte de cada aluno deverá ser feita até dia 20 de Outubro. A partir dessa data serão atribuidos os temas de trabalho a cada um dos alunos.

4. Avaliação

Será avaliada a capacidade de análise e reflexão em torno de determinada ideia, e compreensão das suas relações e consequências disciplinares.
Trata-se objectivamente de um exercício que procura despertar o aluno para a importância da investigação e da reflexão, pelo que se considera de grande significado a capacidade que a aluno demonstre em produzir uma "tese" a partir de uma interpretação individual sobre o tema arquitectónico por ele analisados. É por isso considerado secundária a eventual demonstração de erudição ou conhecimento para lá daquilo que é expectável a um processo elaborado em tão curto espaço de tempo, sobre temas e obras de grande complexidade como aquelas que são aqui propostas.
Nesse sentido a avaliação será feita pela capacidade demonstrada pelo Aluno em analisar e interpretar fontes, cruzar informação, e ser capaz de explicá-la de forma simples e directa. É também avaliada a capacidade do aluno analisar um projecto de arquitectura, e construir um discurso crítico sobre a obra.
Do mesmo modo é dada relevância ao rigor próprio do registo científico, e à metodologia de investigação.

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