Exercício 2: Projecto [Habitação]
Duração
1º Semestre do Ano Lectivo 09/10
Destinatários
Atelier V
Tipo
Individual
Data de Entrega Provisória
17 de Dezembro 2009
Data de Entrega Definitiva
5 de Janeiro de 2010
1. Descrição
O Aluno deverá apresentar no final do exercício um projecto ao nível de um Estudo Prévio (esc.1/200) para edifício(s) de Habitação, integrado na área de intervenção [em Coimbra, delimitada pela ponte Velha, a Norte, e pela Ponte Nova, a Sul, e que inclui ambas as margens do Mondego}.
O projecto será desenvolvido a título individual.
Previamente será estabelecido por toda a turma um Plano Geral de Intervenção e Zonamento, que obrigará ao cumprimento dos requisitos funcionais, programáticos e paisagísticos aí definidos.
Este Plano Geral deverá ser definido à esc. 1/1000 ou 1/2000 por todos os Alunos, colectivamente.
A partir da definição do Plano Geral de Intervenção a cada aluno caberá desenvolver o Projecto, a desenvolver obrigatoriamente à esc. 1/200.
Para além da organização funcional e tipológica, exige-se ao aluno a definição arquitectónica e construtiva capaz de informar as soluções gerais de projecto, qualificando-o material e espacialmente.
Na segunda metade do Semestre será introduzida a Cadeira de Tecnologias, que irá abordar o projecto, avaliando-o do ponto de vista dos seus aspectos materiais e construtivos.
2. Metodologia
Quinzenalmente serão feitos Pontos de Situação do trabalho, com apresentações orais seguidas de debates, que deverão ser acompanhados por todo o corpo discente.
Cada aluno será não apenas responsável pelo desenvolvimento e apresentação do seu Projecto, como também pelo seu parceiro de projecto.
3. Desenvolvimento dos Trabalhos
O Aluno deverá adequar o desenvolvimento dos trabalhos de modo a cumprir os objectivos delineados na Calendarização Geral; de modo a possibilitar a possibilitar a discussão de pontos comuns a todo o corpo discente nas datas previstas.
4. Calendarização dos Trabalhos
Análise da área de intervenção e levantamento das suas principais características; com apresentação de desenhos de análise, colagens, referências, e outros (trabalho colectivo, com proposta única para os Ateliers V e VII, até 17/09/09). Desta entrega resultará uma maqueta única, de conjunto, construída por todos os Alunos da Turma [Atelier V e VII – Arquitectura, e Arquitectura Paisagista].
Material a entregar [17/09/09]: Maqueta [colectiva]
Definição de uma estrutura organizativa para a área de Intervenção, com apresentação de Peças Desenhadas (esc. 1/5000, 1/2000, 1/1000), maquetas, colagens, fotografias aéreas, etc. o desenho final do parque será apresentado à esc. 1/1000 ou 1/2000, apoiado por uma Maqueta (trabalho de grupo, com apresentação do uma proposta por Grupo de Trabalho, até 13/10/09).
Material a Entregar [13/10/09]: Maquete [colectiva]; Painel A1 [máximo 2].
Definição de um Modelo de Desenvolvimento do Projecto e/ou Conceito de Intervenção; com apresentação Livre (trabalhos individuais, com apresentação de uma proposta por Aluno, até 22/10/09). Nessa data dever-se-á definir do mesmo modo a implantação do(s) edifícios.
Material a Entregar [22/10/09]: Maqueta de edifício [para introduzir em Maqueta colectiva]; Painel A1 [máximo 2].
Desenvolvimento do Projecto, através de suportes desenhados à esc. 1/500 e 1/200, bom como modelos tridimensionais em computador, maquetas, ou outros meios considerados adequados (trabalhos individuais, com apresentações na Entrega de Meio de Semestre [10/11/09].
Esta entrega será feita através de Maquetes e elementos gráficos necessários à boa compreensão do projecto; sendo avaliadas por um júri do qual farão parte docentes externos ao Atelier.
Esta entrega será alvo de avaliação oficial.
Desenvolvimento do Projecto à esc. 1/200, com informação respeitante a aspectos construtivos e materiais. Esta fase contará com a presença de docentes de tecnologias, que avaliarão as matérias correspondentes. O desenvolvimento do trabalho decorrerá até 17/12/09, coincidente com a entrega provisória.
Apresentação Provisória do Projecto, através de peças Desenhadas rigorosas à esc. 1/200, com apoio de Maquetas de estudo e outros elementos considerados necessários pelo aluno (trabalho individual, com apresentação de uma proposta por Aluno a 17/12/09); e
Apresentação Final do Projecto, através de peças desenhadas rigorosas, á esc. 1/200 (plantas, cortes, alçados) e uma área de projecto á esc. 1/100, incluído maqueta final rigorosa á esc. 1/200, modelos tridimensionais, memória descritiva e justificativa da solução e respectivo quadro de áreas (trabalho individual, com apresentação de uma proposta por Aluno a 5/1/09).
5. Material
O Aluno deverá munir-se do material que considere mais adequado para o desenvolvimento e apresentação de todas as fases do exercício.
Refira-se no entanto que, para a apresentação e discussão semanal do Projecto (ver Pontos de Situação em Calendário Geral do Semestre), o Aluno deverá usar unicamente folhas normalizadas formato A1, em vegetal e/ou em papel opaco, em cartaz a afixar nas paredes.
Serão aceites desenhos, colagens, fotomontagens, etc.; bem como modelos tridimensionais (maquetas) que ajudem à discussão dos projectos.
Todos os documentos escritos deverão ser redigidos em computador.
6. Avaliação
A avaliação é contínua, baseada nos Pontos de Situação e Entregas definidos; sendo o aluno avaliado pela qualidade do seu projecto, e pela forma que analisa e critica trabalhos de outros colegas.
A avaliação final será feita ainda com base no acompanhamento do Processo de Projecto, bem como pelas peças da Entrega Final.
7. Programa
Pretende-se obter um projecto de um Complexo Habitacional, a implantar na área de intervenção pré-definida, devendo integrar-se no seu contexto urbano e paisagístico.
O projecto deverá incluir a ligação entre as duas margens do Rio, bem como um programa [a propor pelo Aluno] que o complemente, no âmbito do local definido para a sua implantação.
O(s) edifício(s) deverá(ão) integrar 147 apartamentos, com tipologias T0 (duas versões), T1 (duas versões), T2 e T3.
As áreas úteis apontadas deverão ser consideradas como valores máximos de ocupação. O índice área útil / área bruta da parcela de habitação não poderá ultrapassar o índice 1.4.
Deverá privilegiar-se a obtenção de soluções tipológicas com duas frentes (obrigatório em apartamentos Tipo 2 e superiores), de modo a permitir ventilação transversal e bom comportamento térmico.
O Programa Funcional do edifício é o seguinte:
a) Apartamentos Tipo 0 (máximo 50 m2 área útil)
15 Unidades
Cozinha (pode ser aberta para Sala)
Sala / Quarto
Casa de Banho (min. 3,5 m2)
b) Apartamento Tipo 0 (máximo 60 m2 área útil)
15 Unidades
Cozinha (pode ser aberta para Sala)
Sala / Quarto
Casa de Banho (completa, min. 3,5 m2)
c) Apartamento Tipo 1 (máximo 70 m2 área útil)
25 Unidades
Cozinha (pode ser aberta para Sala)
Sala
Quarto Simples
Casa de Banho (completa, min. 3,5 m2)
d) Apartamentos Tipo 1 para utentes de mobilidade reduzida (Max. 105 m2 área útil) 5 Unidades
Cozinha (pode ser aberta para Sala)
Sala
Quarto Simples
Casa de Banho (completa, min. 4,5 m2)
e) Apartamentos Tipo 2 (máximo 90 m2 área útil)
85 Unidades
Cozinha (pode ser aberta para Sala)
Sala
Quartos Simples (2 unidades)
Casa de Banho (completa, min. 3,5 m2)
f) Apartamentos Tipo 3 (Máximo 120 m2 área útil)
2 Unidades
Cozinha (pode ser aberta para Sala)
Sala
Quartos (2 Simples, 1 com Casa de Banho Intergrada)
Casa de Banho (2 unidades, uma das quais completa, área mín. 3,5 m2)
O(s) Edifício(s) deverá(ão) ser apoiado(s) por espaços exteriores, que deverão incluir zonas de lazer e de desporto, jardins, acessos pedonais e automóveis. Deverá ainda incluir-se estacionamento colectivo (200 lugares, cobertos) e arrecadações (8m2), em número igual ao dos apartamentos.
O aluno poderá ainda propor a inclusão de outros espaços funcionais que julgue adequados á solução por si preconizada.
Como ideia de fundo, o projecto deverá incluir uma ligação entre ambas as margens do Rio, procurando tirar proveito dessa localização.
Exercicio 2: Enunciado [Atelier V]
Publicada por
Pedro Machado Costa
à(s)
14.10.09
Etiquetas:
Atelier V,
Exercício 2
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário