Exercicio 2: Enunciado [Atelier V]

Exercício 2: Projecto [Habitação]

Duração
1º Semestre do Ano Lectivo 09/10
Destinatários
Atelier V
Tipo
Individual
Data de Entrega Provisória
17 de Dezembro 2009
Data de Entrega Definitiva
5 de Janeiro de 2010

1. Descrição

O Aluno deverá apresentar no final do exercício um projecto ao nível de um Estudo Prévio (esc.1/200) para edifício(s) de Habitação, integrado na área de intervenção [em Coimbra, delimitada pela ponte Velha, a Norte, e pela Ponte Nova, a Sul, e que inclui ambas as margens do Mondego}.
O projecto será desenvolvido a título individual.
Previamente será estabelecido por toda a turma um Plano Geral de Intervenção e Zonamento, que obrigará ao cumprimento dos requisitos funcionais, programáticos e paisagísticos aí definidos.
Este Plano Geral deverá ser definido à esc. 1/1000 ou 1/2000 por todos os Alunos, colectivamente.
A partir da definição do Plano Geral de Intervenção a cada aluno caberá desenvolver o Projecto, a desenvolver obrigatoriamente à esc. 1/200.

Para além da organização funcional e tipológica, exige-se ao aluno a definição arquitectónica e construtiva capaz de informar as soluções gerais de projecto, qualificando-o material e espacialmente.

Na segunda metade do Semestre será introduzida a Cadeira de Tecnologias, que irá abordar o projecto, avaliando-o do ponto de vista dos seus aspectos materiais e construtivos.

2. Metodologia

Quinzenalmente serão feitos Pontos de Situação do trabalho, com apresentações orais seguidas de debates, que deverão ser acompanhados por todo o corpo discente.
Cada aluno será não apenas responsável pelo desenvolvimento e apresentação do seu Projecto, como também pelo seu parceiro de projecto.

3. Desenvolvimento dos Trabalhos

O Aluno deverá adequar o desenvolvimento dos trabalhos de modo a cumprir os objectivos delineados na Calendarização Geral; de modo a possibilitar a possibilitar a discussão de pontos comuns a todo o corpo discente nas datas previstas.

4. Calendarização dos Trabalhos

Análise da área de intervenção e levantamento das suas principais características; com apresentação de desenhos de análise, colagens, referências, e outros (trabalho colectivo, com proposta única para os Ateliers V e VII, até 17/09/09). Desta entrega resultará uma maqueta única, de conjunto, construída por todos os Alunos da Turma [Atelier V e VII – Arquitectura, e Arquitectura Paisagista].
Material a entregar [17/09/09]: Maqueta [colectiva]

Definição de uma estrutura organizativa para a área de Intervenção, com apresentação de Peças Desenhadas (esc. 1/5000, 1/2000, 1/1000), maquetas, colagens, fotografias aéreas, etc. o desenho final do parque será apresentado à esc. 1/1000 ou 1/2000, apoiado por uma Maqueta (trabalho de grupo, com apresentação do uma proposta por Grupo de Trabalho, até 13/10/09).
Material a Entregar [13/10/09]: Maquete [colectiva]; Painel A1 [máximo 2].

Definição de um Modelo de Desenvolvimento do Projecto e/ou Conceito de Intervenção; com apresentação Livre (trabalhos individuais, com apresentação de uma proposta por Aluno, até 22/10/09). Nessa data dever-se-á definir do mesmo modo a implantação do(s) edifícios.
Material a Entregar [22/10/09]: Maqueta de edifício [para introduzir em Maqueta colectiva]; Painel A1 [máximo 2].

Desenvolvimento do Projecto, através de suportes desenhados à esc. 1/500 e 1/200, bom como modelos tridimensionais em computador, maquetas, ou outros meios considerados adequados (trabalhos individuais, com apresentações na Entrega de Meio de Semestre [10/11/09].
Esta entrega será feita através de Maquetes e elementos gráficos necessários à boa compreensão do projecto; sendo avaliadas por um júri do qual farão parte docentes externos ao Atelier.
Esta entrega será alvo de avaliação oficial.

Desenvolvimento do Projecto à esc. 1/200, com informação respeitante a aspectos construtivos e materiais. Esta fase contará com a presença de docentes de tecnologias, que avaliarão as matérias correspondentes. O desenvolvimento do trabalho decorrerá até 17/12/09, coincidente com a entrega provisória.

Apresentação Provisória do Projecto, através de peças Desenhadas rigorosas à esc. 1/200, com apoio de Maquetas de estudo e outros elementos considerados necessários pelo aluno (trabalho individual, com apresentação de uma proposta por Aluno a 17/12/09); e

Apresentação Final do Projecto, através de peças desenhadas rigorosas, á esc. 1/200 (plantas, cortes, alçados) e uma área de projecto á esc. 1/100, incluído maqueta final rigorosa á esc. 1/200, modelos tridimensionais, memória descritiva e justificativa da solução e respectivo quadro de áreas (trabalho individual, com apresentação de uma proposta por Aluno a 5/1/09).

5. Material

O Aluno deverá munir-se do material que considere mais adequado para o desenvolvimento e apresentação de todas as fases do exercício.
Refira-se no entanto que, para a apresentação e discussão semanal do Projecto (ver Pontos de Situação em Calendário Geral do Semestre), o Aluno deverá usar unicamente folhas normalizadas formato A1, em vegetal e/ou em papel opaco, em cartaz a afixar nas paredes.
Serão aceites desenhos, colagens, fotomontagens, etc.; bem como modelos tridimensionais (maquetas) que ajudem à discussão dos projectos.
Todos os documentos escritos deverão ser redigidos em computador.

6. Avaliação

A avaliação é contínua, baseada nos Pontos de Situação e Entregas definidos; sendo o aluno avaliado pela qualidade do seu projecto, e pela forma que analisa e critica trabalhos de outros colegas.
A avaliação final será feita ainda com base no acompanhamento do Processo de Projecto, bem como pelas peças da Entrega Final.


7. Programa

Pretende-se obter um projecto de um Complexo Habitacional, a implantar na área de intervenção pré-definida, devendo integrar-se no seu contexto urbano e paisagístico.
O projecto deverá incluir a ligação entre as duas margens do Rio, bem como um programa [a propor pelo Aluno] que o complemente, no âmbito do local definido para a sua implantação.

O(s) edifício(s) deverá(ão) integrar 147 apartamentos, com tipologias T0 (duas versões), T1 (duas versões), T2 e T3.
As áreas úteis apontadas deverão ser consideradas como valores máximos de ocupação. O índice área útil / área bruta da parcela de habitação não poderá ultrapassar o índice 1.4.
Deverá privilegiar-se a obtenção de soluções tipológicas com duas frentes (obrigatório em apartamentos Tipo 2 e superiores), de modo a permitir ventilação transversal e bom comportamento térmico.

O Programa Funcional do edifício é o seguinte:

a) Apartamentos Tipo 0 (máximo 50 m2 área útil)
15 Unidades
 Cozinha (pode ser aberta para Sala)
 Sala / Quarto
 Casa de Banho (min. 3,5 m2)

b) Apartamento Tipo 0 (máximo 60 m2 área útil)
15 Unidades
 Cozinha (pode ser aberta para Sala)
 Sala / Quarto
 Casa de Banho (completa, min. 3,5 m2)

c) Apartamento Tipo 1 (máximo 70 m2 área útil)
25 Unidades
 Cozinha (pode ser aberta para Sala)
 Sala
 Quarto Simples
 Casa de Banho (completa, min. 3,5 m2)

d) Apartamentos Tipo 1 para utentes de mobilidade reduzida (Max. 105 m2 área útil) 5 Unidades
 Cozinha (pode ser aberta para Sala)
 Sala
 Quarto Simples
 Casa de Banho (completa, min. 4,5 m2)


e) Apartamentos Tipo 2 (máximo 90 m2 área útil)
85 Unidades
 Cozinha (pode ser aberta para Sala)
 Sala
 Quartos Simples (2 unidades)
 Casa de Banho (completa, min. 3,5 m2)

f) Apartamentos Tipo 3 (Máximo 120 m2 área útil)
2 Unidades
 Cozinha (pode ser aberta para Sala)
 Sala
 Quartos (2 Simples, 1 com Casa de Banho Intergrada)
 Casa de Banho (2 unidades, uma das quais completa, área mín. 3,5 m2)

O(s) Edifício(s) deverá(ão) ser apoiado(s) por espaços exteriores, que deverão incluir zonas de lazer e de desporto, jardins, acessos pedonais e automóveis. Deverá ainda incluir-se estacionamento colectivo (200 lugares, cobertos) e arrecadações (8m2), em número igual ao dos apartamentos.
O aluno poderá ainda propor a inclusão de outros espaços funcionais que julgue adequados á solução por si preconizada.
Como ideia de fundo, o projecto deverá incluir uma ligação entre ambas as margens do Rio, procurando tirar proveito dessa localização.

Sem comentários: